A implantação de ambientes de código aberto sofre grandes impactos devido aos hábitos e experiências que os usuários trazem de outras ferramentas. As pessoas reclamam do Thunderbird pois se acostumaram a trabalhar com o Microsoft Outlook, o mesmo acontece com o Libre Office e tantos outros. Não desconsiderando a facilidade de uso e intuitividade que diversas ferramentas fechadas trazem é preciso explorar os pontos positivos do software livre, educando as pessoas quanto à sua relevância. Neste post vou mostrar uma dica que pode tornar mais intuitivo o uso do Thunderbird.

Vejamos como fazer o Thunderbird enviar mensagens em segundo plano. Tornando transparente ao usuário o processo de conexão com o servidor de saída (SMTP) e o armazenamento da mensagem no servidor, etapas do envio de mensagem em qualquer cliente de e-mail, seja ele Outlook, Thunderbird, Opera Mail etc. Você vai precisar mexer em algumas configurações avançadas do Thunderbird através do editor de configurações. Eu estou utilizando a versão 52.6 do Thunderbird, mas o processo é o mesmo para as demais versões.

No Thunderbird abra o menu “Ferramentas” e vá para “Opções”. Na guia “Avançado” clique em “Editor de config”. Você terá acesso ao editor de configurações avançadas do Thunderbird. Lembre que qualquer alteração errada pode resultar em falha grave do sistema, por isso tome cuidado ao realizar modificações. Clique no botão “Eu aceito o risco!” e será aberto o console com todos os parâmetros disponíveis. Você precisar fazer as seguintes alterações:

mailnews.sendInBackground true
offline.send.unsent_messages 1

O primeiro parâmetro (mailnews.sendInBackground) quando configurado para true (verdadeiro) faz com que a janela de composição de e-mail desapareça imediatamente após pressionado o botão de envio. Isso encaminhará as mensagens para a caixa de saída (Saída), mas por padrão o Thunderbird as mensagens da caixa de saída até que você solicite (clicando com o botão direito do mouse sobre a pasta “Saída” e em “Enviar mensagens”). Para ativar o envio automático das mensagens da caixa de saída configuramos o segundo parâmetro (offline.send.unsent_messages) com o valor “1”. Assim estamos dizendo ao Thunderbird que envie todas as mensagens da caixa de saída sempre que possível.

Pronto! O envio de mensagem agora acontece em segundo plano, ficando o processo totalmente transparente ao usuário.